Frase para orar, Reflexão

Meu batismo, teu batismo

A vida pública de Jesus começa pouco depois do batismo (Mc 1, 9-11) e no Evangelho de Marcos, alguns versículos antes, há uma frase de João Batista: «Depois de mim vai chegar alguém mais forte do que eu. E eu não sou digno sequer de me abaixar para desamarrar as suas sandálias».

Com o vocabulário e gestos de seu tempo, entendo que sua liderança – com todos os seguidores que ele teve – tem vivido desde a humildade, desde o serviço.

Há pessoas que, depois de terem uma responsabilidade «elevada», têm dificuldade em «rebaixar» novamente, é difícil para elas passarem despercebidas, como parte da equipa de trabalho. Mas Juan Bautista soube faze-lo; em seu tempo e contexto, ele foi um grande exemplo.

Pouco depois Jesus apareceu e quando ele foi batizado ouviu-se uma voz que dizia: «Tu és o meu Filho amado, em ti encontro o meu agrado». Às Filhas da Cruz vem quase automaticamente a frase da Fundadora: «Levo a sério o compromisso do meu baptismo». O baptismo é vivido todos os dias, não é uma celebração isolada, num dia específico da minha vida, que só fica nas fotografias.

Outra coisa é discernir como viver esse compromisso.

Isso me leva a renovar aquele batismo que recebi, comprometendo-me a viver cada dia com um espírito evangélico de amor, de simplicidade, de serviço.

E você: como faria? A que o chama esse compromisso batismal?

Deja un comentario