Frase para orar, Reflexão

A compaixão

«Tenho compaixão dessa multidão» (Mc 8, 2). Essa é a chave de Jesus!

A compaixão abre os olhos para a realidade: «já faz três dias que está comigo e não têm nada para comer. Se eu os mandar para casa sem comer, vão desmaiar pelo caminho».

A compaixão não te paralisa apesar das dificuldades -«Como poderia alguém saciá-los de pão aqui no deserto?»– mas te questiona e te motiva a ajudar tanto quanto podes, mesmo que seja pouco – «¿Quantos pães tens?»…«Sete»-.

Compaixão, isto é, a paixão com, a paixão compartilhada pelos outros, se multiplica. Multiplica-se tanto que dos «sete pães» ficaram sobrando «sete cestos».

Compartilho com vocês um fato muito concreto e atual porque, em 2020, em um bairro pobre de um município da Argentina, devido ao covid 19 muitos ficaram sem trabalho, pois viviam catando papelão, metais velhos, etc. e por vários meses apenas o elemental esteve aberto. Diante dessa realidade, havia pessoas mobilizadas e com o pouco que davam comida quem estava melhor, tempo pedindo em mercearia, fazendo comida e com diferentes grupos que se formavam, por vários messes a comida era compartilhada três dias por semana e um lanche, para aproximadamente 110 pessoas.

Obrigada, Senhor, por nos ensinar a sentir compaixão pelos outros, por nos ensinar a multiplicar o pão através da compaixão.

Deja un comentario