Há fotografias que já vi tantas vezes ou são tão significativas que não preciso de as ter fisicamente ou de as ver no computador para me lembrar delas.
Digo isto porque fiquei com as últimas frases do Evangelho de hoje, que celebramos a festa da Natividade de São João Baptista: «A mão do Senhor estava com ele. O menino estava crescendo e seu caráter estava se firmando; ele viveu no deserto até que ele veio para Israel.» (Lc 1, 66,80)

E isso trouxe para mim a lembrança de quando eu era pequena e diferentes momentos da minha vida, especialmente quando eu era criança, me veio à mente. Lembro-me dos momentos em que vejo a presença de Deus com mais clareza -sabendo que tem estado, está e sempre estará-, e quando tomei a decisão de escolher a vida religiosa, assim como outras pessoas fazem outras opções que marcarão sua vida.
Lembro-me do meu crescimento não só físico, mas também humano e na fé. Um crescimento que só termina no último dia, embora às vezes tenha a sensação de que já cheguei ao limite, que não posso mais crescer.
Também me fez lembrar de outras pessoas que conheço há muitos anos, de ver a mão de Deus em suas vidas, de ver o crescimento em cada uma delas.
Obrigada, Senhor, pela tua presença nas nossas vidas, por estar sempre connosco, por nos ajudar a crescer e, assim, poder responder-te a cada dia com mais fidelidade.
