Frase para orar, Reflexão

A rede

Lá me vejo, em torno de Jesus (Lc 5, 1), cada vez que começo a viver uma oração pessoal ou comunitária, um encontro com sua Palavra, uma Eucaristia.

E na oração de hoje, Jesus diz-me e diz-nos: «Avance para águas mais profundas, e lancem as redes para a pesca» (Lc 5, 4).

Apesar das poucas irmãs que somos; apesar das poucas pessoas que participam fisicamente na paróquia; apesar da sequência de roubos na capela; apesar da «deterioração» por parte de nossos amigos, parentes, irmãs… se já não estão, faltam; apesar de tantas situações que se nelas nos encerramos, crescem a tristeza, o pessimismo, a desesperança, a angústia… Tu confias em nós, encoraja-nos e diz-nos «Remai para o mar e lançai as tuas redes».

Às vezes me sinto como Pedro: «Mestre, tentamos a noite inteira e não pescamos nada»… (Lc 5, 5)

Mestre, eu me sinto tão «pouca coisa»! E nas situações que estão ocorrendo, o que posso fazer? Diante do furto, da doença, da violência e se formos mais longe, da situação do Haiti, do Afeganistão… e de tantos outros lugares onde sofrem, mas na mídia não denunciam, isso não importa.

Apesar disso, eu confio nEle; quero responder como Pedro: «mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes».

Vou lançar as redes com carinho, boas-vindas, simplicidade, sem prestar atenção nem focar na quantidade de peixes, pois eles nem nos dizem o número. Diz muitos e que precisava da ajuda de outro barco, assim como eu preciso de ajuda para lançar minhas redes na Cáritas ou em qualquer outro lugar. Disse Jesus: lançar as redes, ou seja, Pedro não tinha que lançá-las sozinho, mas com a ajuda dos outros que estavam no barco, na Igreja.

A minha resposta pessoal, faço-o em comunidade, como tantas outras pessoas, onde ao mesmo tempo nos ajudamos a responder ao chamado de Jesus.

Obrigada, Senhor, por nos comunicar a Palavra de Deus, e através dela, me encorajar e nos encorajar a lançar nossas redes em comunidade.

Deja un comentario