Frase para orar, Reflexão

Amar e rezar

O Evangelho diz: «Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!» (Mt 5, 44).

É difícil amar nossos inimigos, especialmente quando a causa é forte.

Mas também é verdade que o ódio -que é o oposto do amor- acaba destruindo duplamente à pessoa afetada: primeiro por ter sofrido a causa que gera tal sentimento e, depois, porque psicologicamente pode destruir seu equilíbrio e até destruir-se -dito por psicólogos-.

O motivo que Jesus diz para amar os nossos inimigos e orar por aqueles que nos perseguem, parece diferente, porque o texto diz: «Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre justos e injustos.»

Embora eu ache que tudo depende do que entendemos por ser «filhos de nosso Pai». Se entendermos por um título, nunca vamos amar como Ele quer e vamos nos destruir fechando-nos em nosso egoísmo, afetando-nos também psicologicamente. Por outro lado, se o vivemos como uma graça, colocaremos os meios para aceitar o que vivemos e não odiá-los, isto é, amá-los, mesmo a partir de um «grau» inferior, pois não amamos a todos. do mesmo jeito.

É verdade que leva tempo, que não pode ser feito da noite para o dia, mas é possível.

Senhor, ensina-me a perdoar e amar, como fazes com cada um de nós.

Frase para orar, Reflexão

Pedi, procurai, batei…

Jesus diz: pedi, procurai, batei isto é, que nos movamos.

Para procurar, tenho que me mover. Para bater a porta neste caso, tenho que me aproximar àquela porta. Diante de uma necessidade, procuro onde possam me ajudar, bato a porta daquele lugar e peço.

Vem a minha mente a Caritas e muitos outros serviços dentro da paróquia que querem ajudar, querem encarnar o Evangelho de Jesus.

É verdade que também existem outros tipos de necessidades que não são materiais. Lembro-me de que este texto que se encontra em Lc 11,9-13 mas tem uma diferença porque diz: «Se vocês, que são maus, sabem dar coisas boas aos filhos, quanto mais o Pai do céu! Ele dará o Espírito Santo àqueles que o pedirem.» Pois existem situações que o que eu preciso é do sopro do Espírito Santo, que me ajude a superar as dificuldades, a enfrentar situações de sofrimento, a me ajudar a discernir o que fazer, a me impulsionar no dia a dia…

Obrigada, Senhor, pelo sopro que me deste quando estive paralisada, por sentir a tua presença e a tua paz no sofrimento, por poder contar com a tua ajuda, bom Pai.

Frase para orar, Reflexão

A oração curta… ou sem palavras

Existem textos bíblicos que, apesar de não serem muito longos, têm muito conteúdo, como é o de hoje (Mt 6: 7-15).

Conhecemos a oração do Pai Nosso, mas há momentos em que, sabendo-o tanto de cor, dizemos sem pensar, sem ter consciência da confiança que depositamos no nosso Pai e do compromisso que implica.

Mas quero focar mais no conselho que Jesus nos dá para orar sem usar muitas palavras porque, no final das contas, o excesso de palavras, muitas vezes eles não falam nada.

Quando estou orando, costumo ficar com frases curtas e outras vezes, nem isso porque as palavras comunicam, mas também limitam. Às vezes não sei qual é a mais adequada para lhe dizer o que sinto, o que me preocupa… e como o Nosso Pai sabe do que preciso, estou simplesmente presente, consciente dos meus sentimentos, sentindo-me «escutada», confiando que Ele vai me ajudar ou que vai se alegrar, porque também há momentos felizes, de paz, que não há como expressá-los.

Obrigada Senhor pela empatia que tens por mim; obrigada pela empatia que você tem com todos.

Frase para orar, Reflexão

Conversão e sinceridade

Jesus diz-nos: «Convertei-vos e crede no Evangelho» (Mc 1, 15).

Pessoalmente, há alguns anos eu pensava que na minha idade não poderia mais mudar. Além disso, as pessoas somos pecadoras; não são perfeitos nem a gente santa. E isso reforçou aquele pensamento de não mudar mais.

Há dois anos, na Quaresma, disse a mim mesma que queria vivê-la diferente e decidi procurar uma pessoa que me acompanhasse na minha vida interior, na minha vida espiritual.

Passado este tempo, percebi que aquela decisão -apesar de quando a tomei continuava a pensar que não podia mudar- já era uma mudança. E essa mudança eu também considero uma conversão.

O acompanhamento me ajudou, entre outras coisas, a aprofundar mais a consciência da presença de Deus na minha vida. Tem me ajudado a aceitar mais minha história, com conquistas e fracassos, com momentos felizes e de dor… Me levou a ser mais honesta com os outros e comigo mesma pois… certas situações que vivi, queria esquecer, eu não queria assumir, não só por ter sofrido algo difícil, mas também por falhas pessoais, fracassos, falsas justificativas para evitar responsabilidades…

Para mim esta é a minha conversão: a sinceridade. Que não a vivo só na Quaresma, senão ao longo do ano. Mas neste momento estou mais consciente disso, estou mais consciente da minha atitude, das minhas ações, dos meus sentimentos… do bom e do ruim, e ao mesmo tempo vivo com mais intensidade a misericórdia de Deus.

Frase para orar, Reflexão

O grande banquete

Sempre me chamou a atenção que, apesar das diferenças culturais ao redor do mundo, todos concordamos em uma coisa: qualquer evento importante é comemorado com comida.

O texto de Lc 5,29 também faz referência a uma refeição, um banquete, uma mesa.

E nessa mesa estavam «publicanos e outros», pois as mesas em que Jesus participava, e nas quais os fariseus e escribas criticavam, eram mesas que se integravam pessoas.

A comida na mesa não é só comida material, é também conversa, diálogo. É um momento de nos conhecermos melhor, compartilhando nossas histórias, pensamentos, opiniões… É um momento de cantar, de comemorar alguma coisa pela data ou por algum evento.

Jesus se juntou àquela refeição, naquela mesa, para celebrar a resposta afirmativa de Levi ao seu chamado: «Siga-me».

Esse chamado que ele faz a cada um de nós, para seguir nós de jeitos diferentes.

E nossa resposta afirmativa, não vivemos apenas aquele «dia de banquete» para ser batizado, confirmado ou qualquer outra celebração de compromisso oficial ou não, mas é vivido todos os dias. Esta resposta é vivida também nos momentos de preguiça, cansaço, dificuldade… e Jesus, como bom médico, está presente de diferentes maneiras, com diferentes faces, em diferentes encontros… Jesus também está nas nossas refeições só com ele, em silêncio, mas que a sua presença, por vezes despercebida, nos movimenta a continuar a responder ao seu apelo.

Obrigada, Senhor, por me chamar e me integrar à sua mesa. Obrigada por me dizer todos os dias: «Siga-me».

Frase para orar, Reflexão

Se alguém me quer seguir

Jesus disse a todos: «Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia, e siga-me». (Lc 9, 23)

Ao ler esta frase, a primeira coisa que vem à mente é que eu – e nós – estamos incluídos, porque ele estava dizendo a todos, isso não exclui ninguém. Além disso, ele não pede nada: negar a si mesmo, o que mais tarde, em outras palavras, expressa como perder a vida por causa dele.

A verdade é que é forte, mas aí penso e digo: na verdade, se queremos seguir Jesus, temos que amar e o amor verdadeiro compromete. Te faz pensar nos outros, no que eles precisam, em expressar carinho com pequenos detalhes… te faz sair de ti, mesmo quando tu tens preguiça, cansaço, dificuldades… as cruzes de cada dia.

O egocentrismo, não deixa sempre insatisfeitos? O amor – sem ser esse o seu objetivo – não te dá alegria, felicidade, quando você sai de si e vê um sorriso nos outros?

Senhor, com a tua ajuda, desejo tomar a minha cruz todos os dias e continuar partilhando o teu amor e a tua esperança.

Frase para orar, Reflexão

O pão

Jesus às vezes nos falava com linguagem metafórica (Mc 8, 14), assim como nós costumamos fazer, pois temos expressões que, ao traduzi-las para outra língua, não podemos fazer literalmente. O risco dessa linguagem é que seja mal interpretada, ou que por mais que nos diga alguma coisa, nos fechemos em um a preocupação que temos, mesmo que não tenha nada a ver com o assunto.

Pareciam preocupados porque não tinham pão, que se eu trouxer minha vida, me lembro daqueles momentos vividos com pessimismo, com desesperança. Mas Jesus nos lembra da multiplicação dos pães, nos lembra de um sinal de esperança diante da dificuldade.

Obrigada, Senhor, por nos recordar os sinais de esperança vividos nos momentos de preocupação, de desolação.

Frase para orar, Reflexão

A compaixão

«Tenho compaixão dessa multidão» (Mc 8, 2). Essa é a chave de Jesus!

A compaixão abre os olhos para a realidade: «já faz três dias que está comigo e não têm nada para comer. Se eu os mandar para casa sem comer, vão desmaiar pelo caminho».

A compaixão não te paralisa apesar das dificuldades -«Como poderia alguém saciá-los de pão aqui no deserto?»– mas te questiona e te motiva a ajudar tanto quanto podes, mesmo que seja pouco – «¿Quantos pães tens?»…«Sete»-.

Compaixão, isto é, a paixão com, a paixão compartilhada pelos outros, se multiplica. Multiplica-se tanto que dos «sete pães» ficaram sobrando «sete cestos».

Compartilho com vocês um fato muito concreto e atual porque, em 2020, em um bairro pobre de um município da Argentina, devido ao covid 19 muitos ficaram sem trabalho, pois viviam catando papelão, metais velhos, etc. e por vários meses apenas o elemental esteve aberto. Diante dessa realidade, havia pessoas mobilizadas e com o pouco que davam comida quem estava melhor, tempo pedindo em mercearia, fazendo comida e com diferentes grupos que se formavam, por vários messes a comida era compartilhada três dias por semana e um lanche, para aproximadamente 110 pessoas.

Obrigada, Senhor, por nos ensinar a sentir compaixão pelos outros, por nos ensinar a multiplicar o pão através da compaixão.

Frase para orar, Reflexão

Mulher, mãe e estrangeira

Ao ler o texto de Jesus e da fenícia (Mc 7,24-30), quase sem pensar, a primeira coisa que me veio à mente é o que tantas mães fazem pelos filhos e, no caso, pela filha.

Mas aquela mulher teve que quebrar várias «barreiras».

Ela precisava acreditar «naquele Deus» que não era seu, da sua terra, da sua cultura, porque ele era pagã. E essa fé a motivou a ir a Jesus, apesar de ser mulher, porque não era normal um homem falar com uma mulher e sobretudo com um estrangeiro. Essa fé e aquele amor maternal de fazer todo o possível para que a filha sarasse, fez com que ela fosse procurá-lo e se jogasse a seus pés.

A primeira resposta de Jesus não foi realmente a seu favor. Mas a mulher reagiu, não «paralisou» com a resposta, mas insistiu.

Jesus se deixou transformar pelo amor de uma mãe.

O reflexo da fé daquela mulher é que com as palavras que Jesus disse então, ela acreditou nele, ele não teve que se aproximar de sua filha. Ela só precisava da Palavra dele.

E é que a verdadeira fé nos move a quebrar as «barreiras» que às vezes já estavam colocadas no lugar -em que vivemos, no tempo- e outras que nós mesmos criamos, como desvalorizando a nós mesmos.

Frase para orar, Reflexão

As aparências enganam

Assim como às vezes certas situações ou reflexões me fazem lembrar alguns textos bíblicos, Jesus -em Mc 7, 6- lembra um texto de Isaías: «Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. De nada adianta o culto que me prestam». O que se pode dizer com ditos populares: «as aparências enganam».

Por este motivo, algumas questões me vêm:

Vivo minha fé com sinceridade ou minha preocupação da aparência é mais, no meu caso como religiosa? Vivo a liturgia apenas por obrigação ou pela fé que me une às minhas irmãs e irmãos da Congregação, da paróquia, da Igreja? Vivo os sacramentos de forma rotineira, ou celebro renovando o meu compromisso baptismal cada vez que recebo a comunhão, reconhecendo a minha fraqueza e a misericórdia de Deus na reconciliação…? Como eu trato meu pai, minha mãe, minha família inteira, minhas irmãs da congregação, amigos e todas as pessoas que se cruzaram e se cruzaram a cada dia em minha vida? De forma calorosa ou fria? Com a recepção ou com a rejeição?

Acho que são perguntas que de vez em quando é bom lembrar, ou posso me fazer outras que me ajudem a entender como vivo cada dia. Não vai ser que eu acredite em algumas «tradições» que a princípio parecem boas, e no final acabam se deformando e só servem para evitar outros compromissos que eu deveria viver com a espontaneidade, de coração.