Frase para orar, Reflexão

Oração e compromisso

Muitas vezes, em seus comentários ou reflexões sobre o texto, Mc 1, 29-39 destacou o compromisso e a oração que Jesus viveu todos os dias. Por isso, para todos nós que queremos segui-lo, nosso dia a dia tem que ter essa combinação inseparável… mas não como uma rotina.

Uma oração na qual agradecemos o que vivemos, na qual compartilhamos sentimentos, os pensamentos, o cansaço,… na qual nos calamos para escutar a Deus e discernir o que devemos fazer… Viver uma oração com profundidade, sentido e constância, porque é como o alimento essencial para viver.

Aquela oração que nos leva à ação com sua pedagogia de serviço e afeto: ele se aproximou, segurou sua mão e ajudou-a a levantar-se... animou-a, liberou-a. O que nos leva a fazer e viver de dentro, não da rotina. Isso às vezes nos leva a nos deslocar, a mudar o lugar físico onde o serviço é realizado e outras vezes a forma de fazê-lo, de vivê-lo.

Senhor, que a oração contigo me leve a aproximar-me das pessoas que precisam de ajuda, e depois segura-as pela mão com carinho e ajuda-as a levantar-se com humildade.

Frase para orar, Reflexão

Ovelhas com nosso Pastor (Mc 6, 30-34)

Ocorre-me que em três frases, duas delas dizem «sozinhos», insistem naqueles momentos de solidão, que são necessários. Jesus viu que este momento de solidão era necessário para os apóstolos e partiu com eles de barco.

Mas tantas pessoas vão em sua busca, que no final chegam antes dele mesmo no barco, e ele sentiu pena delas porque eram como ovelhas sem pastor, que não têm ninguém para cuidar delas e guiá-las no aquela época da vida.

A verdade é que ele sabe que precisamos daquele tempo de solidão, de menos gente, menos barulho, de silêncio… e que outras vezes ajudam-nos os encontros de mais gente, «de multidão», onde escutamos a sua Palavra. .

Depois de escrever isto, vem à mente a oração pessoal, na solidão, no silêncio, e a Eucaristia, ouvindo a sua Palavra em comunidade. Duas coisas que considero necessárias para andar como ovelha com Pastor, com nosso Pastor Jesus.

Mensagem do Papa

Pelas mulheres vítimas de violência – O Vídeo do Papa

Mulheres. Sofrimento. Violência. Muitas vezes vemos essas três palavras juntas no noticiário. Como se isso não bastasse, a pandemia fez com que os maus-tratos aumentassem. Como reparar esse dano? Você pode começar respondendo ao pedido das mulheres que sofrem algum tipo de violência: AJUDA. Como diz o Papa Francisco, “se quisermos um mundo melhor, que seja uma casa de paz e não um pátio de guerra, devemos todos fazer muito mais pela dignidade de cada mulher.” Tome uma atitude compartilhando O Vídeo Papa em todas as suas redes sociais! Faça com que a mensagem de denúncia do Santo Padre chegue a muitas pessoas.

«Hoje, ainda existem mulheres que sofrem violência. Violência psicológica, violência verbal, violência física, violência sexual.

O número de mulheres espancadas, ofendidas e violadas é impressionante.

As diversas formas de maus-tratos que muitas mulheres sofrem são uma covardia e uma degradação para toda a humanidade. Para os homens e para toda humanidade.

Os testemunhos das vítimas que se atrevem a quebrar o silêncio são um grito de socorro que não podemos ignorar.

Não podemos olhar para o outro lado.

Rezemos pelas mulheres que são vítimas de violência, para que sejam protegidas pela sociedade e o seu sofrimento seja considerado e escutado por todos. «

Frase para orar, Reflexão

Dia da Apresentação do Senhor

Neste dia especial, por se tratar do dia da Apresentação de Jesus, mais do que focar nesse fato, vêm-me à mente Simeão e Ana.

Simeão parece um sacerdote simples e normal, sem dados de ter responsabilidades importantes. O que se destaca nele é que era um homem justo e piedoso, que esperava a consolação de Israel e o Espírito Santo estava com ele.

De Ana se afirma que era uma profetisa com seu testemunho de que não se apartar do templo, servindo a Deus com jejuns e orações noite e dia.

Jesus poderia ter sido consagrado ao Senhor, como todo homem primogênito, como mais um. Mas o fato de que esse homem e essa mulher reconheceram Jesus como o Salvador tornou tudo diferente.

Foram duas pessoas concretas, sem grandes responsabilidades, fiéis e doadas a Deus, desde a sua situação pessoal, ele como sacerdote e ela como viúva. E eu acho que a partir de situações muito diferentes, podemos reconhecer Jesus. Também nós podemos ser fiéis e doados a Deus de forma concreta no nosso dia a dia. Podemos ser fiéis à fé em Cristo, concretizando-a no modo de abordar a vida, de nos relacionarmos com as pessoas, de celebrar a fé que nos alimenta todos os dias.

Vivo a fidelidade e minha entrega a Deus? Como?

Frase para orar, Reflexão

Eles ficaram admirados

Praticamente no início do Evangelho de Marcos (Mc 1, 21-28), ele começa a nos contar sobre a admiração que as pessoas sentiam diante de Jesus, por dois motivos.

Em primeiro lugar, pela sua forma de ensinar: «pois ensinava como quem tem autoridade, não como os mestres da Lei.»

Levando em conta que não é uma autoridade como muitas vezes entendemos, ou seja, uma autoridade de poder, mas como se reflete no texto a seguir, uma autoridade de serviço, para libertar as pessoas, como fez com o homem que também foi à sinagoga. E «todos ficaram muito espantados», que isso é que eles ficaram novamente admirados.

Pessoalmente, em um mundo onde a autoridade como poder é bastante exalada, me surpreende como Jesus a vive. É verdade que estamos falando de duas eras muito distantes no tempo, mas acho que o defeito de poder é algo de toda a vida.

Além disso, entro naquele «homem possuído por um espírito mau», que pode ser qualquer um que vive uma situação interna e externa que os paralisa e bloqueia. Diante dessa situação, Jesus o liberta. Também me senti liberada de situações difíceis que me ajudou a enfrentar, não a fugir.

Obrigada, Senhor, por me dar a habilidade de admirar sua autoridade de serviço. Obrigada por me sentir acolhida e liberada com a tua Palavra.

Frase para orar, Reflexão

A tempestade… o medo

Posso imaginar facilmente a tempestade de Mc 4, 35-41, por ter vivido muito perto do mar.

Também eu imagino a «tempestade interior» que por diferentes circunstâncias ou situações nós vivemos. E é que, quando Jesus se levantou, não disse para a água, «Pare, acalme-se!» mas «Silêncio, cale-se!»

Costuma-se sentir que o silêncio é assustador, que se prefere ouvir algo -embora você não escute nada- ouvir o silêncio, estar ciente da realidade aqui e agora, do que eu faço, do que vivo, do que sinto, do que penso… Em momentos complexos, é mais fácil fugir da realidade com encontros superficiais com outras pessoas, em vez de ficar num clima de silêncio que me ajude a enfrentá-lo, a ter consciência do que acontece, ou falando sobre isso com alguém de muita confiança, falando sobre isso de dentro.

Volto às mesmas perguntas do Evangelho: «Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?»

E é que os discípulos não sabem se eram muito claros quem era Jesus, porque eles próprios perguntam: «Quem é este?»

Se eu trouxesse essas questões para minha vida – séculos depois de ter claro que ele é Cristo- acho que seriam: Por que estou com medo? Não é a fé que digo que tenho me ajudando a viver este momento? Ou não estou ciente da ajuda da fé, da ajuda de Deus?

Obrigada, Senhor, pelo silêncio que me colocaste, especialmente nos momentos de dificuldade.

Frase para orar, Reflexão

A lâmpada escondida… ou não

Quando leio o exemplo que Jesus disse da lâmpada (Mc 4, 21-25), vêm à mente a fé e o mundo de hoje.

Existem lugares onde a fé é vivida «individualmente», em segredo, para que ninguém tenha que dizer nada a essas pessoas, quando uma crítica negativa à Igreja ou aos fiéis é respirada em seu ambiente. Mas mesmo que eles pensem que têm fé, até que ponto isso é verdade?

A verdadeira fé guia a vida, dá sentido à vida; faz com que tenhamos uma atitude concreta em relação às pessoas – amor, perdão, misericórdia, acolhimento, gratidão, dignidade…-; ela faz agir de uma forma ou de outra em várias situações… Ou seja, você não pode colocar a lâmpada da fé debaixo da cama. Não importa o quanto você queira esconder, vamos iluminar onde quer que vivamos, trabalhemos, compartilhemos o tempo e andemos. Então, por que esconder?

Por outro lado, se não conseguimos iluminar nada, que fé estamos vivendo?

Pessoalmente, onde estou? Ilumino – mesmo que seja pouco – onde estou?

Frase para orar, Reflexão

A família de Jesus

Para Jesus, sua família é algo mais do que a família biológica, do que família de sangue. Como diz o dicionário, família também é o conjunto de pessoas que compartilham alguma condição, opinião ou tendência. E aqui está o conceito de família de Jesus, porque nos diz que: Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão e minha irmã e minha mãe (Mc 3, 35). Aqueles de nós que «tendemos» a refletir o amor de Deus em nossas vidas diárias somos parte de sua família.

Para mim é uma alegria poder fazer parte dela e ao mesmo tempo tenho um compromisso que, não o faço porque me mandaram, não o faço como forma de fazer parte dela, mas aquele amor de Deus recebido, me impele a partilhá-lo, a «contagiá-lo», formando ao mesmo tempo parte dessa família universal, que não tem fronteiras, mas que se concretiza na minha comunidade, na minha paróquia, e no meu casso, também na minha congregação. Compartilho esse amor de Deus no contato pessoal com as pessoas com quem convivo e também nos projetos comunitários: encontros da Palavra, ajuda através de Caritas, Pastoral Social… Ele está presente entre nós e nos encoraja para fazer sua vontade livremente e por amor.

Obrigada, Senhor, por me fazer parte de sua família.

Frase para orar, Reflexão

Depois que João Batista foi preso…

«Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus» (Mc 1,14). Imagino que ele era consciente do risco que esse tipo de compromisso pode acarretar.

Ele também chama outras pessoas para segui-lo e, deixando as redes, eles o seguiram. Algo os atraiu a Jesus, para mudar seu modo de vida. Embora ao mesmo tempo me pergunte se eles estavam conscientes de suas consequências.

Se continuarmos lendo o Evangelho, percebemos que eles tiveram que mudar sua ideia de Jesus, pois creiam que ele seria como um «líder político», que iria defender e libertar os judeus… e não como acabou, morto na cruz. Mas no final eles foram transformados e terminaram suas vidas como Jesus, entregando-se e morrendo como mártires.

Todos nós que nos reconhecemos como cristãos devemos arriscar nossas vidas – se for necessário – para sermos fiéis a viver o Evangelho. Mas pessoalmente, é algo que não considero porque: nem vivo num lugar onde exista esse risco, nem me vejo capaz de dar uma resposta tão radical. E é isso: quem é capaz? Somente com a ajuda de Deus podemos responder, mesmo dando nossas vidas dessa maneira.

Por isso te peço, Senhor, a graça necessária em cada momento da nossa vida, da minha vida, para poder responder com fidelidade ao teu apelo.

Frase para orar, Reflexão

A loucura de te seguir

Nas duas frases de hoje (Mc 3, 20-21), há duas reações muito diferentes: as pessoas que seguiram Jesus, que queriam ouvi-lo, que nem o deixavam comer; e aquelas que pensavam que ele estava «louco». Além disso, o último era sua própria família!

Na verdade, Jesus quebrou a forma de pensar, de interpretar as leis de seu tempo. E por causa disso, ele se meteu em muitos problemas! Não sei se o consideraram louco pelo que disse e fez… ou pelas consequências que isso poderia ter na sua vida e na da sua família.

De repente, uma lembrança veio a mim e é que, quando decidi dar o passo de atender meu chamado entrando na congregação, havia amigos descrentes que respeitaram minha decisão desde o início. Mas houve alguns amigos da paróquia onde eu cresci que me perguntaram por que eu estava indo para uma Congregação; me disseram que era loucura, que eu poderia ser uma grande cristã formando uma família e me comprometendo a favor dos pobres através de Caritas. E é verdade; não posso negar, eu poderia escolhê-lo, mas… isso não me preencheu. Ouvir Jesus -às vezes na hora do almoço, com conversas e testemunhos de outras pessoas- me motivou a ser uma «discípula, Filha da Cruz», me motivou a ser uma «louca» para alguns. Eu o confirmo!

Como diz uma canção: «Senhor, eu quero ser um louco, mas a minha loucura serás tu. Eu quero ser a foice que corta esse trigo, para transformá-lo em alimento de amor.»

Tens sentido tu a loucura de segui-lo? De que maneira?